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Saúde Plena e Vida Saudável, é possível sim! Veja como alcançá-la

Ter uma boa vida e saúde perfeita, sem sombra de dúvidas, são metas que a população mundial vem tentando alcançar, afinal de contas, quem não quer estar bem física e mentalmente sadio para enfrentar os desafios do dia a dia?

De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) a estimativa de vida aumentou em vários países, e os próprios órgãos governamentais estão trabalhando na conscientização da população quanto ao bem-estar pessoal.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é preciso gastar muito para ter uma qualidade de vida mais adequada, o ser humano só precisa se informar melhor, tendo sempre em mente que consultar um profissional da área da saúde é algo imprescindível.

Além disso, é preciso entender que ser uma pessoa saudável nos dias de hoje, envolve todas as áreas de nossa vida, e não basta somente cuidar do corpo.

E para te ajudar, vamos compartilhar nos tópicos abaixo como atingir essa plenitude de forma bem simples, confira.

Saúde Preventiva, e vida mais saudável.

Saúde Plena e Vida Saudável, é possível sim.
Saúde Plena e Vida Saudável, é possível sim!

Infelizmente, o ser humano tem o péssimo hábito de só recorrer a um médico quando sente algum tipo de dor, ou qualquer outro desconforto físico, mas é sempre bom lembrar-se do ditado, “Melhor prevenir do que remediar”.

Por mais que uma pessoa passe a ter um estilo de vida saudável, ou seja, consuma alimentos mais saudáveis, faça exercícios, não podemos esquecer que o organismo de cada um pode ter algum tipo de disfunção que se quer estamos cientes.

O próprio termo já diz tudo, saúde preventiva, e hoje em dia, já é reconhecida como uma especialidade dentro da medicina, que neste caso, não procura a cura para algum problema, e sim, busca medidas para que o cidadão não venha a ter qualquer tipo de doenças.

E a importância de investir nessa modalidade médica, na verdade vai muito além do que cuidar da vida e saúde das pessoas, essa é uma forma economizar, quanto às finanças, por exemplo, a pessoa evita gastos como remédios e outros tipos de intervenções médicas.

Várias empresas já estão investindo na saúde preventiva para seus funcionários, e os melhores resultados são definidos como:

  • Maior produtividade de seus colaboradores.
  • Diminuição de gastos com afastamentos por motivo de doenças.
  • Melhor bem-estar físico e psicológico dos integrantes da empresa.

Ou seja, manter-se focado na saúde preventiva é sinônimo de vida saudável, e as principais ações realizadas nesta modalidade são:

  • Analisar as possibilidades de doenças.
  • Diagnosticar em estágios iniciais qualquer tipo de doença.
  • Encontrar procedimentos para desacelerar a doença.
  • Apresentar métodos para evitar efeitos colaterais de procedimentos excessivos.

Portanto, podemos resumir que a medicina preventiva é a melhor forma de evitar problemas de saúde, e estando ciente disso, qualquer pessoa pode agendar vários exames de rotina até mesmo na rede pública, e os principais são:

  • Preventivos contra o câncer.
  • Controle de diabetes e hipertensão.
  • Problemas cardiovasculares.

E você já agendou o seu check-up? Estão com os níveis de colesterol controlados? Uma pequena consulta para saber como está a pressão arterial pode significar uma vida mais saudável e tranquila.

Exames de Rotina, com que frequência?

Você já se perguntou o porquê de as revendedoras de carros só oferecem revisões gratuitas após terminar o período de garantia?

E a resposta é simples, porque depois de certo tempo qualquer mecanismo está sujeito a ter problemas.

E o organismo do ser humano também é assim, e é preciso manter exames de rotina, e a maioria dos médicos indicam o intervalo de tempo entre um exame e outro, de acordo com a idade.

Mas existem exames, do tipo check-up, que de uma forma generalizada, o ideal seria fazer a cada 1 ano os seguintes procedimentos:

  • Para as mulheres, exames ginecológicos como papanicolau, mamografia e outros.
  • Para os homens, exames preventivos contra o câncer de próstata.
  • Exame de sangue completo.
  • Taxas de colesterol e de glicemia
  • Níveis hormonais da tireoide.
  • Teste de urina e fezes.

No caso da medição da pressão arterial, o ideal seria fazer ao menos uma vez na semana, principalmente para pessoas que já tenha a predisposição para esse tipo de problema, sendo que este pode ser feito em qualquer posto de saúde, como os demais que mencionamos acima.

No caso dos adultos considerados saudáveis essa periodicidade pode ser de 3 anos, mas nada impede que seja feito anualmente.

Já as crianças, idosos ou pessoas que já tiveram algum tipo de doença mais grave deveriam refazer esses exames de rotina pelo menos a cada 6 ou 8 meses.

Reeducação Alimentar, sua saúde pede e sua vida agradece!

Um dos principais passos de como ter uma vida saudável, é melhorar a alimentação, afinal de contas é de conhecimento geral que os alimentos são e sempre serão a melhor fonte de vitaminas e outros nutrientes necessários para o ser humano estar sempre bem.

Além disso, de acordo com as estatísticas da OMS, grande parte da população mundial está acima do peso ideal, o que pode desencadear uma série de doenças como:

  • Diabetes.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Problemas na coluna.
  • Alteração na pressão arterial.
  • Depressão extrema.

Entre os profissionais da área de saúde, os alimentos podem ser considerados remédios naturais, que quando consumidos em quantidades adequadas dá condições para que o organismo esteja funcionando bem,, por exemplo:

  • Grupo 1:

Carboidratos que são fonte de energia, e que forma a base do bom funcionamento do organismo.

  • Grupo 2 e 3:

Vitaminas, sais minerais e fibras, que ajudam a regularizar todo organismo, principalmente o sistema imunológico.

  • Grupos 4, 5 e 6:

Proteínas e gordura considerada saudável, que ajudam a fortalecer e a construir um organismo mais forte.

  • Grupos 7 e 8:

Gorduras não muito saudáveis e açúcares, que apesar de ser fontes de energia, devem ser consumidas com moderação.

Sinônimo de Vida Saudável

Como é possível ver, é possível montar um bom cardápio, bem variado, e que esteja dentro do estilo de vida de cada um, desde que saiba escolher bem os alimentos, de sempre preferência aos orgânicos, ou até faça sua própria hortinha.

Outra dica muito importante, quanto a alimentação é estar sempre atenta com os chamados alimentos fitness, pois a maioria é composto por inúmeros elementos químicos e industrializados, e nem sempre são realmente saudáveis.

De acordo com os nutricionistas, para ter uma alimentação não precisa ser algo tortuoso, basta manter os hábitos de vida saudável, e lave lembrar a máxima usada por esses profissionais, que é, “Comer de tudo um pouco e pouco de tudo”.

Eleve sua autoestima, através de mudança de hábitos.

A baixa autoestima, talvez possa ser considerada a gota d’água que faltava para transbordar um balde repleto de problemas emocionais que afetam diretamente o organismo através da depressão, doença essa considerada o mal do século.

E como acabamos de mencionar no tópico anterior, o sobre peso pode ser um dos grandes vilões que contribui para o estado depressivo, pois é fato dizer que, uma pessoa que não está bem com o próprio corpo pode desencadear muitas outras doenças.

Além do descontrole sobre o corpo, existem muitos outros fatores que influenciam, e na maioria das vezes são problemas psicológicos, que devem ser tratados com a ajuda médica, onde será possível ter acesso às melhores técnicas para trabalhar a autoestima.

Mas se você está lendo tudo isso até esse momento, tenha certeza que já deu seu primeiro passo para melhorar sua vida, então confira outras dicas que podem te ajudar bastante, por exemplo:

  • Se ame como você é:

Esqueça os padrões de beleza impostos pela sociedade, vivemos na era da diversidade, e toda pessoa tem sua beleza própria, você não precisa agradar a nenhuma outra pessoa a não ser você mesmo.

  • Invista em quem você é:

Se desejar ter uma melhora como profissional, se matricule em um curso que quer fazer, ou escolha uma atividade física se acha que precisa emagrecer, até mesmo faça um penteado bonito, mesmo que vá ficar em casa, mas faça isso por você e não para os outros.

  • Acredite em quem você é:

Todo ser humano nasce com um dom, então acredite na sua capacidade de realizar, seja o que for, descubra o que gosta de fazer e o faça com dedicação e com certeza o sucesso está garantido, se valorize.

  • Seja quem você é:

Uma boa parte das pessoas usa uma máscara, para se encaixar na sociedade, não faça isso, seja você mesmo, e tenha em mente que você não tem culpa nenhuma de não corresponder às expectativas alheias.

É preciso entender que nem sempre é fácil seguir essas dicas para aumentar a autoestima, por conta própria, e a ajuda de um psicólogo é sempre bem-vinda, principalmente no começo, então se você tem se sentido muito triste e sem ânimo procure ajuda profissional agora.

Exercite-se e goze de uma vida plena.

Mexa-se e terá uma vida com saúde, física, mental e emocional de muito mais qualidade! Afinal de contas, os exercícios físicos podem proporcionar muito mais do que um corpinho enxuto, por exemplo:

  • Disposição física:

O aumento da disposição para fazer qualquer tarefa é notório, pois a partir do momento que a pessoa passa a ter atividades regulares, todo condicionamento físico melhora, e o organismo se sente revitalizado.

  • Horas de sono com qualidade:

Ao fazer atividades diárias, o corpo começa a reconhecer que precisa de um bom período de sono, de descanso, de repouso, e o ideal é praticar seus exercícios 4 horas antes de ir se deitar, para que o nível de adrenalina volte ao normal.

  • Combate o estresse e a ansiedade

A prática de exercícios físicos ajuda e muito a aliviar as tensões do dia a dia, pois é durante essas atividades que podemos extravasar qualquer sentimento angustiante, imagine uma aula de box, onde você pode imaginar todos os seus problemas dentro do saco de pancadas.

  • Ajuda a queimar gordura corporal:

Este é um benefício óbvio, pessoas que fazer algum tipo de atividade, possuem uma massa muscular maior e menos gordura no corpo, mas lembre-se sempre, meça seus progressos quanto ao emagrecimento usando uma roupa e nunca uma balança.

Isso por que, quem malha, pode ter um aumento de massa magra muito acentuada e ao mesmo tempo queimar gordura, o que pode deixar o corpo com o mesmo peso, mas com medidas bem diferentes, mas é essencial fazer exercícios com um profissional como orientador.

Estilo de Vida Saudável

  • Melhora a autoestima e vida social:

Normalmente quem faz exercícios sempre está acompanhado de um amigo na caminhada ou com outras pessoas na academia, o que ajuda na socialização e no convívio com outras pessoas que possam passar pelo mesmo problema que você.

Enfim, fazer atividades físicas diariamente é uma das melhores dicas para uma vida saudável, pois além de todas as vantagens que citamos acima, estar com o corpo em movimento, ajuda a liberar substâncias reguladoras que atuam no organismo como um todo.

Como cuidar da saúde da sua mente?

Como já dizia o grande filósofo Platão, “Corpo são, mente sã.” e nessa busca por uma vida mais saudável, é essencial que haja a união e o equilíbrio desses dois fatores determinantes, pois não basta apenas estar com o corpo legal e a mente toda confusa.

Sem contar que estamos na era da busca pela evolução espiritual, ou seja, o ser humano está procurando melhorar como pessoa, e já existem várias técnicas e dicas que podem ajudar nisso, por exemplo:

  • Conexão espiritual:

Uma maneira que as pessoas estão usando como forma de equilíbrio mental é o resgate à religiosidade, independente da crença que a pessoa ter, sendo que algumas pessoas com estilos de vida mais céticos preferem estudar as leis do universo, com a física quântica, por exemplo.

Para muitas pessoas, fazer meditação, ou ir a uma missa, pode ajudar bastante quanto ao autoconhecimento, e assim conseguem administrar melhor as reações diante de qualquer situação que venha a acontecer.

  • Ajuda profissional:

Uma boa parte da população já está vendo as consultas com médicos da área da psicologia de uma forma menos preconceituosa, isso quer dizer, procurar um analista já deixou de ser algo de uma pessoa insana.

Um bom profissional dessa área pode ajudar a organizar melhor os pensamentos, as emoções, e ainda indicar outros tipos de procedimentos em casos mais graves, como no caso de pessoas já em estágios depressivos.

Mas existem algumas pequenas mudanças de hábitos de vida que podem ajudar de forma bem expressiva sua saúde mental, por exemplo:

  • Parar de querer agradar a todos que te rodeiam.
  • Aceitar os próprios erros, mas sem se culpar por isso.
  • Reconhecer que é responsável por tudo que acontece na sua vida.
  • Se afastar de pessoas que reclamam o tempo todo.
  • Aprender a ter uma rotina de boa alimentação e pratica de exercícios físicos.
  • Melhorar a qualidade das horas de sono.

Mas a principal dica para manter sua mente sã e ter uma boa saúde e vida saudável, é não ter medo de estar sozinho, às vezes, é preciso estar consigo mesmo, só assim poderão saber quais são suas reais necessidades para estar sempre bem.

Saúde Mental – Pratique Meditação

Como você acabou de ler, atualmente as pessoas estão buscando formas alternativas para manter a uma vida saudável, principalmente quando o assunto é a saúde mental, pois se a mente não estiver equilibrada, o corpo físico pode sobre as consequências.

E a busca pela evolução espiritual é uma das alternativas que vem se destacando, ou seja, a vontade de se autoconhecer cresce a cada dia, e a técnica mais conhecida e usada é sim a meditação, mas o que é realmente isso?

Na teoria, a meditação é o ato de focar os pensamentos em uma só situação ou objeto que não esteja ligado ao problema ou dificuldade que esteja passando no momento, podendo assim perceber a situação de outro ângulo.

Parece bastante confuso, não é? Mas quando passamos para a prática isso fica mais fácil de entender, existem várias formas de se meditar, além daquela tradicional posição sentada com as pernas cruzadas.

Por exemplo, imagine a seguinte cena, você está mudando os hábitos de vida, e sai com um fone de ouvido para fazer uma caminhada, neste momento, você deve focar sua atenção na música e nos passos que está dando, mas escolha uma música apenas instrumental.

Essa é uma forma de meditação, o qual vai tirar o foco dos seus pensamentos daqueles problemas do dia a dia, o que ajudará a sua mente inconsciente a encontrar uma solução para aquilo que te perturba, o que não conseguia antes devido às turbulências de pensamentos.

Ou seja, a meditação é uma forma de acalmar os pensamentos, de relaxar a mente e pensar somente no que está acontecendo naquele momento, claro que a maioria das pessoas usa a forma mais tradicional para meditar, confira como você pode começar hoje mesmo:

  • Escolha um lugar calmo, sem muito barulho externo.
  • Prefira um horário que não será incomodado por ninguém.
  • Escolha a posição mais confortável, seja deitado ou sentado.
  • Opte por uma boa música instrumental em ritmo mais calmo e use fones de ouvido.
  • Enquanto estiver tocando a música, foque em sua respiração, visualize o ar entrando e saindo de seu corpo.

Mas tenha calma, nossa mente tem milhões de pensamentos avulsos em apenas alguns segundos, portanto é normal, nas primeiras vezes demorar um pouco mais para manter a atenção em sua respiração ou simplesmente no toque da música.

Melhorar a qualidade de vida significa adquirir hábitos saudáveis, portanto separe ao menos 5 minutos do seu dia para cuidar da sua saúde mental, faça disso uma rotina, se dê esse momento de quietude e tranquilidade.

Insônia – 7 dicas para dormir melhor

Já está provado cientificamente que, quando uma pessoa tem problemas para dormir, o organismo como um todo passa a sofrer, afinal de contas, nosso organismo precisa de descanso e as melhores dicas para resolver esse problema são:

  • Evite assistir filmes, noticiários, séries, enfim desligue a TV pelo menos 3 horas antes de se deitar.
  • Prefira alimentos leves antes de dormir, e de preferência 1 hora antes, e evite doces, bebidas alcoólicas e com cafeína antes de dormir.
  • Se ao deitar estiver sem sono, tente a meditação, com uma música tranquila.
  • Mantenha um horário certo para ir deitar e não use remédios químicos para dormir.
  • Desligue celular e o computador bem antes de ir se deitar.
  • Crie um ambiente aconchegando para dormir, incluindo a luminosidade.
  • Tome um banho morno e relaxante poucos minutos ante de ir se deitar.

Mas a dica mais importante de como dormir melhor é lembrar que naquele momento você não pode resolver o problema que está e sua mente, e não vale a pena ficar pensando nele, foque seu pensamento em algo relaxante e deixe a situação para ser resolvida ao acordar.

Hipertensão Arterial

O que é Hipertensão, sintomas e causas.

Usando termos bem corriqueiros, podemos definir a hipertensão como o aumento da pressão arterial, ou seja, um volume elevado no fluxo sanguíneo dentro das veias, que pode ser causada por vários motivos, por exemplo:

  • Doenças crônicas já existentes.
  • Casos de hipertensos na família.
  • Sobre peso.
  • Uso habitual de cigarros.
  • Ingestão de bebidas alcoólicas
  • Alguma situação estressante ou nervosismo extremo.
  • Consumo elevado de sal.
  • Alteração nos níveis de colesterol.
  • Sedentarismo.

Para prevenir a pressão alta, é preciso evitar tudo o que mencionamos como os causadores, ou seja, manter uma vida equilibrada quanto a alimentação, evitar o consumo de álcool e cigarros, ter uma rotina diária de atividades físicas.

Além disso, o ideal é medir a pressão com frequência e tentar fazer um monitoramento, isso é feito usando aquele aparelho que colocamos no braço, que mede o volume sanguíneo, e os níveis generalizados são os seguintes:

  • Pressão baixa ou pré hipotenso: 9 por 6 a 10 por 7.
  • Pressão arterial ideal: 12 por 8.
  • Pressão alta ou pré hipertenso: Acima de 13 por 8.

A hipertensão arterial pode ser considerada como um mal súbito, ou seja, pode acontecer sem de repente, e sem motivos aparentes, problema esse que pode levar uma pessoa a ter problemas como ataques cardíacos e derrame cerebral.

E infelizmente é o tipo de mal que não manda aviso, ou seja, os sintomas só aparecem quando a pressão já está bastante alta, e não são sintomas específicos, mas que podem ser:

  • Dores de cabeça ou na nuca.
  • Palpitações e dores no peito.
  • Sensação de desmaio ou perda de sentidos.
  • Zunidos na audição ou sangramento nasal.

Esse problema pode surgir de repente assim como pode sumir da mesma forma, o ideal a se fazer quando esse tipo de situação acontece é tentar se acalmar, sem dormir, e depois medir novamente, caso não melhore, o ideal é procurar um médico o quanto antes.

Para prevenir a pressão alta, é preciso evitar tudo o que mencionamos como os causadores, ou seja, manter uma vida equilibrada quanto à alimentação, evitar o consumo de álcool e cigarros, ter uma rotina diária de atividades físicas.

Saúde do Idoso – Cuidados e pontos de atenção

Todo ser vivo envelhece e isso é a lei da vida, regras da natureza, e os cuidados com idosos vão muito além do que dar os remédios nos horários certos, pois o respeito quanto a experiência de vida que eles possuem deve estar em primeiro lugar.

Os principias pontos que chamam mais a atenção ao cuidar dos nossos anciãos são:

  • Problemas de memória.
  • Falha de raciocínio lógico.
  • Fragilidade da pele.
  • Adaptar o ambiente para a livre movimentação do idoso.
  • Alimentação adequada para cada caso.
  • Acompanhamento médico frequente.

Muitos se consideram, um idoso independente, mas o fato é que a partir de certa idade é essencial que a família o acompanhe às consultas, passe a gerenciar as medicações, e providencie o que for necessário para tornar tudo mais simples para eles.

Atualmente já existem muitos profissionais que se dedicam em cuidar de idosos, e no vídeo abaixo você pode conferir ótimas dicas que como fazer isso com excelência, e que pode ser seguido por qualquer pessoa.

Neste artigo você pôde ter uma prévia de como ter uma vida saudável, mas não deixe de ler os outros artigos do nosso blog, “Saúde de Uma Vida”, onde encontrará muitas informações importantes, para estar sempre bem.