Manter bons hábitos no casamento é vital para a duração dele. Além do amor entre as partes, o respeito como base fundamental e a confiança, existem outras maneiras de se manter uma relação como o casamento feliz e duradouro.
Porém, nem tudo são flores e por isso temos que agir, pois segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com dados estatísticos divulgados em 2018, no ano de 2107, o Brasil registrou 373.216 divórcios. Nesta mesma pesquisa, consta outro dado importante, que é a duração dos casamentos no prazo, que é de 15 anos.
Sendo o casamento, uma das formações familiares mais antigas do mundo e das civilizações, ao longo desse período, vem passando por transformações, jamais imaginada antes, como casamento entre pessoas do mesmo sexo, casamento grupal e casamento consanguíneos.
Mesmo assim, com todas as essas mudanças, o casamento ainda é uma das instituições mais sólidas que existem. Portanto, manter Bons Hábitos no Casamento é muito importante e imprescindível para que sua duração não seja de fachada, e exista somente para que não haja partilha de bens.
Aprenda como manter um casamento feliz, com a leitura do nosso artigo, onde lhe daremos dicas para um casamento feliz, conforme os tópicos a seguir:
Bons Hábitos no Casamento – Hábitos que precisamos adotar para ter um casamento Feliz!

Cultivar e manter Bons Hábitos no Casamento, é uma tarefa para os gigantes de amor e cumplicidade, pois mesmo quando o número de divórcios e separações aumentam a cada ano, do outro lado, mais pessoas também se casam. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2018 foram registrados 1.053.467 casamentos civis.
Mesmo com todo desafio, que é manter esta instituição, todos os dias novos casais acreditam no sonho de contos de fada, que é a felicidade infinita e eterna. Com o desejo para que todos os casais sejam eternamente felizes, segue algumas dicas que podem ajudar você a dar uma incrementada na sua relação:
- Realizar atividades para casais, como cozinhar, assistir a um por sol, praticar esportes, ver filmes e séries;
- Aceitar seu parceiro como ele é, com os defeitos e as manias, bem como realçar as qualidades;
- Manter sempre a possibilidade do diálogo, pois quando a conversa deixa de existir, é sinal de que a relação não está nada bem;
- Tenha o costume de fazer divisão de tarefas das atividades domésticas;
- Respeitem a individualidade de cada ser humano. Não adianta querer impor uma ideia ou pensamento que é somente seu;
Alguns Hábitos podem atrapalhar o casamento
É muito difícil e complicado saber como viver bem no relacionamento a dois. Tem que ter uma dose muito grande de amor, respeito, empatia, intimidade e cumplicidade para que o casamento não acabe muito cedo e o casal não tenha tido oportunidade de refletir.
Desejando que nenhum casal se separe, listamos abaixo, dicas de Bons Hábitos no Casamento e que não devem constar em uma relação:
- Construir uma relação, onde tudo é divido, como o meu e o seu. Nada é do casal.
- Ter um relacionamento, onde o que é doado, são as nossas sobras ou os nossos restos. Não existe uma doação por inteiro;
- Só encontrar defeito no parceiro e com isso vive criticando o tempo todo;
- Colocar a relação do casamento de molho, em stand by, esperando os filhos crescerem;
- Virar uma caixa ou deposito de rancores, queixas e problemas mal resolvidos e no momento das discussões, jogar na cara do outro;
- Tomar decisões importantes para a vida do casal, sem consultar seu parceiro, parecendo que a opinião do outro, não tem nenhuma importância;
Cuidado com a Rotina no Casamento – Inove sempre que puder
Criar, inovar, cultivar e manter Bons Hábitos no Casamento pode ser fácil, quando existe a cumplicidade dos dois. Quando existe um interesse mútuo em manter viva a chama desse amor, que para muitos, deve durar toda uma vida. Porém devemos tomar alguns cuidados para não cair nas armadilhas que a vida nos prepara.
A seguir, listaremos atitudes rotineiras, que se não forem inovadas ou reinventadas, podem esfriar uma relação:
- Deixar de sair de casa para fazer uma programação a dois – Nunca perca uma oportunidade de fazer um programa diferente, pode ser em casa mesmo ou na rua;
- Andar desleixado com relação a roupa e a higiene pessoal – Nunca se descuide de sua aparência pessoal, ande sempre limpo, bonito e perfumado, compre uma roupa nova ou faça um corte de cabelo diferente;
- Esquecer as datas importantes da relação e passar em branco – Tenha sempre motivos para comemorar, invente uma viagem, uma noite havaiana ou um jantar no jardim;
- Ser indiferente para com o parceiro – Mantenha o diálogo vivo, elogie quando for a hora e principalmente valorize e respeite;
Portanto, o que mais destrói um casamento, é uma rotina chata, repetitiva, sem nada de novo e que só vive de críticas destrutivas entre os parceiros. Não deixe seu relacionamento chegar a este estágio e tenha Bons Hábitos no Casamento.
Adquira o hábito de pedir perdão no Casamento
Além de você aprender a como não deixar o casamento cair na rotina, aprenda também a pedir desculpas, quando você cometer alguma injustiça na sua relação. Um pedido de perdão sincero pode ser muito poderoso, pois quebra qualquer resistência criada em uma discussão ou desavença. Faça o pedido, se possível, sempre acompanhado de flores, bombons, um convite para sair ou até mesmo uma joia.
O Hábito de Elogiar pode fortalecer seu casamento!
Dentre os bons hábitos no casamento, está na inteligência emocional de saber que errou, que foi injusto e que o seu parceiro não merecia ser tratado daquela forma. Por isso, reconhecer seus erros, usar de palavras de perdão e principalmente, saber pedir desculpas, é a chave para qualquer reconciliação. Não tem quem resista!
Espero que este artigo o tenha ajudado a construir, ter e a manter bons hábitos no seu casamento. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog:
- https://www.saudedeumavida.com.br e veja outros artigos.
Veja o vídeo: