Categorias
bons hábitos

Bons Hábitos no ambiente de trabalho propiciam sucesso profissional

O objetivo deste artigo é demonstrar para você, o quanto é importante ter bons hábitos no trabalho, dentro da empresa que você trabalha, se você deseja ascender em sua carreira de profissional o mais rápido possível.





Ter bons hábitos no trabalho está associado a ter uma boa rede de relacionamentos interpessoais, motivação, bom desempenho, foco e produtividade. Todas estas características são elencadas, quando falamos de um trabalhador que queira se desenvolver na sua carreira profissional e se lançar a voos cada vez mais distantes e altos.

Portanto, ter bons hábitos no trabalho é sinônimo de saber trabalhar em equipe, ser muito prestativo, ter equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional e principalmente muita disciplina e planejamento.

Ser um excelente colaborador e manter bons hábitos dentro e fora do ambiente profissional é fundamental para quem quer ascender na carreira e principalmente manter a produtividade da equipe. Aprenda como ser bem-sucedido no trabalho cuidando da sua disciplina e organização, bem como de sua equipe.

Sabemos que essas duas características são extremamente difíceis para algumas pessoas, porém ao criar uma rotina de atividades, você ajuda na produtividade e no rendimento e cria a cultura de bons hábitos no trabalho.

Portanto, um profissional bem-sucedido precisa ser uma pessoa agradável, empática, conciliadora e principalmente uma pessoa com um senso de justiça muito apurado, quando for tomar decisões.




Ao longo deste artigo iremos abordar este tema através dos tópicos a seguir e esperamos que você aprenda conosco como ter bons hábitos no trabalho:

Bons Hábitos no Trabalho – Como render melhor?

ambiente profissional
Bons Hábitos no ambiente de trabalho propiciam sucesso profissional.

Ser um profissional mediano, aquele que chega no horário, cumpre suas tarefas e tem bons hábitos no trabalho, não traz a certeza de que esse colaborador ascenderá profissionalmente.

Essas características é obrigação de todo trabalhador em uma relação de emprego. Sabe aquele adágio que diz: Não faz mais que sua obrigação! Pois é assim mesmo! Somos remunerados para realizar aquela tarefa, com uma produtividade e tempo definidos.




Se quisermos render mais em nosso ambiente de trabalho, fazendo a diferença em relação aos outros colegas e com isso ser destacado:

  • Devemos ter uma liderança no trabalho que motive os meus subordinados a fazer mais e melhor pelo meu exemplo;
  • Devemos estar sempre estudando e nos atualizando dos temas que interessam as minhas atividades laborais;
  • Trabalhe motivado, demonstrando que este é o melhor emprego do mundo e que você está muito feliz em trabalhar neste lugar;
  • Seja criativo, inovador, respeitoso, compreensivo e principalmente justo;
  • Tenha foco nas metas estabelecidas para não descumprir prazos e perder qualidade;
  • Seja eficiente e eficaz – Faça no prazo combinado a coisa certa;

Tenha Bons Hábitos no trabalho. Siga as Dicas

Os hábitos de pessoas de sucesso, que estão no mercado de trabalho buscando um crescimento em suas carreiras, vão desde a prática da empatia, do respeito aos compromissos, posturas no dia a dia no ambiente de trabalho, como planejamento diário das suas atividades, até a forma como sua mesa está organizada.



Porém, vamos listar a seguir as principais dicas que você deve ter no seu ambiente de trabalho, para se ter Bons Hábitos no Trabalho e para subir profissionalmente e ainda contribuir juntos com seus colegas, para um espaço alegre, bem-humorado, produtivo e eficiente:

  • Cumprimente seus colegas ao chegar de forma alegre e respeitosa;
  • Tenha uma postura adequada ao se sentar e com sua mesa de trabalho;
  • Não fale alto, não use fones de ouvido e nem faça barulho que incomode o ambiente;
  • Cumpra seus horários de chegada e saída, inclusive os intervalos;
  • Se atualize dos assuntos de suas atividades estudando formalmente, através de pesquisas ou buscando em reuniões de trabalho;
  • Cumpra suas tarefas no prazo, com eficiência e qualidade;
  • Use roupas adequadas ao ambiente. Nada de exageros com relação a cores, decotes e tamanho;
  • Não faça intriga ou comentários maldosos que vá difamar a sua imagem e a imagem do colega;
  • Tenha ética e valores compatíveis com a missão e estratégia de sua empresa;

O que não devemos fazer no ambiente de trabalho

O bom profissional preza por manter seu emprego cultivando bons hábitos no trabalho, pois quando gostamos do que fazemos e somos verdadeiros em nossos atos, nos comportamos como se fossemos donos do negócio. As nossas ações serão direcionadas sempre neste sentido: Agimos como se este negócio fosse meu.

Por isso, não é admitido as posturas a seguir, dentre outras:

  • Nunca chegar atrasado – Atrasos constantes em ambiente de trabalho atrapalha a rotina e sobrecarrega o colega. Devemos tomar muito cuidado com nossos compromissos externos para que não interfiram na nossa vida profissional. Quando precisarmos nos ausentar do trabalho, devemos combinar previamente. Pois o combinado não sai caro!
  • Jamais questionar salário – Aumento de salário deve ser reconhecimento por um trabalho de excelência, medido através de indicadores de produtividade. Você não pode pedir um aumento de salário ou falar que está ganhando pouco, baseado somente no salário do colega. Não funciona dessa forma. Isonomia salarial, somente em serviço público.
  • Não usar roupas inadequadas para o ambiente de trabalho – Quando seu trabalho oferece o fardamento, essa questão fica muito fácil. Porém, quando não libera, tem gente exagerando! Usando roupas curtas e decotadas, coloridas demais e as vezes até, muito apertada, parecendo que a roupa é da irmã mais nova ou do filho! Ambiente de trabalho é lugar de roupas simples, limpas e que não chamem a atenção de ninguém!
  • Fazer intriga – Este é um tema que se ocorrer, traz desarmonia, desestabilidade, improdutividade e principalmente desmotivação.
  • Revelar segredos estratégicos da empresa – Não se fala em ambiente fora do trabalho, sobre metas, produtos, estratégias de vendas, novos projetos. Ao revelar algo sobre este tema, você pode estar entregando ao concorrente o futuro de sua empresa.
  • Usar recursos do trabalho inadequadamente – Nada de levar para casa material de escritório, usar o serviço de xerox para trabalhos pessoais e nem usar a internet da empresa para fazer tarefas da escola ou do filho.

sucesso profissional

Seja comprometido com seu trabalho – Faça a diferença!

Manter a disciplina e a organização no local de trabalho, faz toda a diferença quando se quer resultados rápidos, produtivos e eficazes, além de demonstrar para sua equipe, a importância de ser ter um ambiente com o grupo integrado, com a diminuição considerável de atritos, erros e cobranças desnecessárias.

Você deve ser o exemplo para você mesmo e para sua equipe, casa seja um líder. Você tem que acreditar que está trabalhando no melhor emprego do mundo e que suas atividades vão impactar positivamente na atividade do outro. Se você falhar ou negligenciar por falta de engajamento com seu trabalho, isso irá prejudicar a sua organização como um todo. Você é uma peça importante dessa engrenagem!

Este comprometimento só poderá ocorrer se você acreditar que está fazendo o seu melhor, tendo atitudes como: produtividade, eficiência, presteza, empatia, cordialidade, justiça, senso comum e coletivo, ético com relação a valores da missão de sua empresa e principalmente estudioso e atualizado sobre os assuntos de sua companhia.

Produtividade, como maximizá-la?

Ter um ambiente de trabalho organizado é uma das principais regras para se ter produtividade e bons resultados em uma empresa ou companhia. Essa organização permite que não perca tempo desnecessários em busca de informações ou objetos, tão importantes para tarefas diárias e rotineiras.

Portanto, ações como organização de um local de trabalho e instrumentos adequados para realização de tarefas, que vão desde a disposição das mesas, definição da localização de ambientes comuns a todos, como uma impressora, computadores, distribuição e delegação de tarefas, corredores, visibilidade, luminosidade e arejamento, são vitais para maximizar a produtividade de metas e resultados das tarefas de um escritório local ou de uma empresa.

Portanto, realizar as melhorias no ambiente de trabalho, traz bons resultados para todos. Traz resultados para o empregado e o empregador. Todos ganham com um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde todas ficam felizes em trabalhar e contribuir para aquele resultado.

Espero que este artigo o tenha ajudado a perceber a importância de ter bons hábitos no seu ambiente de trabalho e como isso é importante para a ascensão de sua carreira profissional. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog:

  •   https://www.saudedeumavida.com.br   e veja outros artigos.

Veja o vídeo: