Categorias
Naturopatia

Dificuldades graves com alimentação? Terapia nutricional resolve

Conheça mais sobre a importância da terapia nutricional. E como ela pode contribuir com o dia a dia do paciente.





Tire suas dúvidas a respeito da Terapia Nutricional. Existem situações, principalmente em casos de doenças mais severas, que o corpo passa por mudanças drásticas, como perda de peso e de musculatura em função da dificuldade de conseguir se alimentar.

Em situações como esta, sem alimentação adequada além dos sintomas da própria doença, a pessoa pode acabar desenvolvendo outros problemas como a desnutrição, por exemplo. Nesse sentido, a Terapia Nutricional é um recurso importante para que a pessoa que está passando por estes desafios saúde, possa se recuperar de forma mais rápida e eficiente.

E também para que este indivíduo que está doente, possa evitar desenvolver outros tipos de problema saúde. Para te ajudar a entender melhor sobre este tema tão relevante, ao longo desse conteúdo vamos falar a respeito do que é Terapia Nutricional, e como ela pode contribuir diretamente com a vida das pessoas. Se você quer conhecer mais a respeito da Terapia Nutricional, continue acompanhando nosso artigo.

Terapia Nutricional – Definição e conceitos

terapia nutricional oral
Dificuldades graves com alimentação? Terapia nutricional resolve.

A Terapia Nutricional, é uma união de diversos recursos terapêuticos que tem como objetivo ajudar a manter a saúde nutricional, da pessoa que encontra dificuldade de se alimentar.




Através da Terapia Nutricional, é possível melhorar situação nutricional da pessoa, por meio da reposição de proteínas e vitaminas importantes para manter os micro e macro nutrientes em níveis satisfatórios, do organismo dessa pessoa. E dessa forma prevenir e tratar a desnutrição.

Em quais casos a Terapia Nutricional é recomendada?

Normalmente, a Terapia Nutricional é indicada para pessoas:

  • Que estão em tratamento de câncer;
  • Passaram por algum tipo de trauma grave;
  • Nos períodos de pré ou de pós-operatório;
  • Que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • São muito idosas;
  • Pacientes obesos;
  • Com problemas renais graves;
  • Com pancreatite, entre outras situações.

O que é Nutrição? Por que ela é tão relevante?

Você sabe o que é nutrição? A nutrição é o processo de ingestão de alimentos, e de como o corpo utiliza esses alimentos para se manter saudável. Na prática isso quer dizer que quando nos alimentamos bem, ingerindo a quantidade adequada de micronutrientes, como vitaminas e minerais.




E de macronutrientes, como água, carboidratos gorduras e proteínas, entre outros tipos de alimentos temos mais energia e vitalidade, e nos mantemos mais saudáveis. Em contrapartida, quando temos dificuldade de nos alimentar, ou seja, de nutrir nosso corpo a tendência é perdermos os recursos tão importantes para nossa sobrevivência.

Qual a importância da Terapia Nutricional?

A Terapia Nutricional é tão importante para evitar a desnutrição do paciente. E para que possa restabelecer os nutrientes e se manter saudável, mesmo quando não consegue se alimentar de forma adequada sozinho.

Quais os tipos de Terapia Nutricional?

Quando falamos neste assunto, uma das dúvidas mais recorrentes a é a respeito de quais são os tipos de procedimentos a serem adotados.

Existem basicamente 3 tipos de terapia:

  • Nutrição Oral Especializada: Através desse tipo de terapia, são dados suplementos aos pacientes por via oral (através da boca);
  • Nutrição Parental: Quando o alimento não pode chegar no trato intestinal, paciente recebe uma solução que deve ser administrada de maneira intravenosa, através de um cateter inserido nas veias;   
  • Nutrição Enteral: Nesta dieta, os nutrientes são administrados ao paciente através de uma sonda ou tubo alimentar.

Quais são os tipos de Dieta Enteral?




Na Terapia Nutricional Enteral, os pacientes que não conseguem se alimentar pela boca recebem os nutrientes por meio de um tubo ou sonda, como mencionamos no tópico anterior aqui do artigo. Esta é uma alternativa para que o paciente possa continuar recebendo as proteínas, vitaminas, gorduras e minerais.

  • A sonda nasogástrica, é adicionada no nariz e leva os alimentos de forma líquida até o estômago do paciente;
  • A sonda nasoentérica, também é adicionada no nariz, no entanto leva o alimento direto para o intestino delgado;
  • O tubo alimentar, pode ser acoplado diretamente na barriga por meio de um pequeno corte e levar o estômago, que é o caso da gastrostomia. Ou ainda, levar o alimento até o intestino, a chamada jejunostomia.

Os alimentos costumam ser administrados em formato líquido, de acordo com a necessidade do paciente. Algumas das dietas enterais mais comuns são: a dieta polimérica, dieta hiperproteica e outras. 

Como saber qual o tipo de terapia nutricional mais indicada?

De um modo geral, a terapia é desenvolvida de forma multidisciplinar, levando em conta as recomendações de vários especialistas como o médico, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico e outros. Todos estes profissionais, analisam a situação atual do paciente e o seu histórico, como forma de definir qual o procedimento mais indicado para o paciente de forma individual.

Terapia Nutricional a domicílio pode ser uma boa opção!

Há situações, em que dependendo do estado de saúde os médicos e outros especialistas recomendam que o paciente continue fazendo uso da Terapia Nutricional em casa. Esta pode ser uma boa opção, pois no hospital o paciente costuma correr risco de sofrer infecções e contágio de outras doenças.

Nesses casos, é importante manter um acompanhamento nutricional através de um profissional da saúde. Além disso, também é possível contar com apoio de um cuidador, ou de um familiar que esteja preparado para administrar alimentação ou complementos de forma adequada. E assim manter a saúde da pessoa.

Para saber mais sobre estes e outros assuntos, continue acompanhando os artigos em nosso blog.

Veja o vídeo: