Categorias
Saúde da Mulher

Acabe agora mesmo com o Corrimento Vaginal!

O corrimento vaginal pode ser confundido com secreção vaginal normal, contudo, quando há alterações no aspecto, cor e cheiro talvez algo esteja errado e mereça uma análise melhor. Saiba neste artigo quando é a hora de procurar ajuda médica.





O corrimento vaginal está presente na vida feminina, algumas mulheres tem a presença dele com mais intensidade, outras com menos, porém o fato é que todas as mulheres possuem uma secreção natural.

A secreção é normal quando tem aspecto viscoso, transparente parecido com a clara de um ovo, porém, quando em contato com calcinha pode ficar com um tom de amarelo claro e sem cheiro.

Em alguns momentos a presença dessa secreção pode ser mais aparente, como por exemplo, durante a relação sexual, durante o período fértil quando a mulher está ovulando ou no momento pré-ovulatório.

Entretanto, quando o corrimento vaginal muda de aspecto, cor e cheiro pode indicar alguma infecção no sistema reprodutor feminino, geralmente, as alterações vêm acompanhadas de outros sintomas como coceira, vermelhidão e às vezes dor, tudo vai depender da doença que está causando as alterações.

No decorrer desse artigo vamos abordar mais sobre as características do corrimento com o qual é preciso se preocupar e daquela cuja presença é normal, confira!

O que é Corrimento Vaginal?

tipos de corrimento
Acabe agora mesmo com o Corrimento Vaginal!

O corrimento vaginal é uma condição normal do corpo feminino e tem como função lubrificar e umedecer a vagina protegendo-a de infecções. Apesar de ser uma condição normal, para algumas mulheres pode ser desagradável a presença da secreção na calcinha, principalmente em alguns momentos do ciclo feminino, quando ele pode sofrer alterações na quantidade.




Quando o ciclo feminino começa, a aparência da secreção, geralmente, é seca e pegajosa, depois, quando chega mais perto da ovulação, o corrimento vaginal fica mais elástico, transparente e mais lubrificado, após a ovulação ele volta para aparência seca e o aspecto do corrimento é branco pastoso e às vezes amarelado quando está na calcinha. Contudo, às vezes é necessário se preocupar com o corrimento vaginal, vamos ver quando é preciso se preocupar.

Quando um Corrimento Vaginal é considerado grave?

Alterações como corrimento esverdeado, corrimento marrom dentre outros, pode indicar algum problema que precisa ser tratado, para saber a causa o médico pedirá alguns exames. O resultado de cultura de secreção indicará ao médico qual o motivo da alteração e qual tratamento deve ser adotado.

Os motivos mais comuns para o corrimento alterado são as doenças: Candidíase, Gonorreia, Tricomoníase, Clamídia, Vaginose bacteriana, Atrofia vaginal e Alergias. Contudo, outras patologias também podem ter, mas, não com frequência, corrimento como sintoma como são elas: HPV, Herpes genital, Câncer do colo do útero, a presença de algum corpo estranho dentro da vagina, Vulvovaginite, infeção por vermes, inflamação pélvica ou alergia rara ao sêmen.




O corrimento branco parecendo leite talhado espesso, geralmente, são sintomas da Candidíase ou da Vaginose bacteriana, além do corrimento alterado, os sintomas da candidíase incluem coceira, ardência na vulva, dor para urinar, dor durante o ato sexual, o corrimento é sem odor forte e esbranquiçado, Já a os sintomas típicos da vaginose incluem odor de peixe muito forte e não muito frequentes dor e ardência, o corrimento vaginal é fino e branco acinzentado.

O corrimento amarelo pode ser apenas devido o contato da secreção vaginal com o ambiente exterior, quando se deposita na calcinha fica com esse aspecto, contudo, se estiver acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira pode indicar tricomoníase, gonorreia ou clamídia. Por isso, como existem vários tipos de secreção, o médico deve ser consultado para identificar o problema e indicar o tratamento correto.

O que fazer para acabar com o Corrimento?




O tratamento do corrimento vaginal pode variar entre antifúngicos, antibióticos entre outros, incluindo hábitos saudáveis como se alimentar bem e praticar exercícios, pois, a imunidade baixa causa corrimento devido ao fungo da candida, que, geralmente, está presente na pele, quando a imunidade cai, ela se manifesta causando os sintomas da candidíase. O médico deverá ser consultado para o tratamento adequado, que poderá ser com aplicações de pomadas interna ou externamente e medicamentos orais.

Como acabar com o Corrimento de uma vez por todas?

Existe um remédio caseiro para corrimento, um tratamento alternativo e natural muito indicado para a Tricomoníase, a candidíase e o corrimento causado por elas. O banho de assento feito com folhas de goiabeira é um excelente remédio caseiro, por ser natural não causa efeitos colaterais e nem têm contraindicações, mas importante sempre conversar com seu médico.

Ferva 1 litro de água, desligue o fogo e acrescente 30 gr da folha de goiabeira, tampe a panela durante 3 a 5 minutos e deixe descansar, depois coe e faça o banho de assento de 2 a 3 vezes ao dia, lavando cuidadosamente a região genital, seque bem depois do processo. Contudo, esse é um método natural e não dispensa a visita ao médico.

remedio caseiro para corrimento

Qual o melhor remédio para Corrimento?

O melhor remédio para qualquer condição é a prevenção, por isso adotar algumas práticas simples pode ajudar a evitar o corrimento vaginal indesejado, como por exemplo:

  • Ter uma boa higiene íntima diária, lavando com água abundante, com pouco sabonete e sem esfregar muito.
  • Não faça uso de ducha vaginal, nem utilize o chuveirinho para lavar a vagina internamente, a higienização deve ser externa.
  • Usar calcinhas de algodão, devidamente higienizadas.
  • As roupas íntimas devem ser lavadas separadamente, com sabão neutro e sem uso de amaciantes, alvejantes, cândida, etc.
  • Procure dormir sem calcinha, para deixar a área mais arejada.
  • Evite roupas apertadas e que não contribuem para que a pele respire.
  • Troque o absorvente a cada 4 horas, 6 horas no máximo e não utilize absorventes protetores de calcinha diariamente.
  • Após a relação sexual, crie o hábito de urinar, para limpar o trato urinário.
  • Utilize preservativo nas relações sexuais.

Quais as causas de Corrimento Vaginal?

As causas do corrimento vaginal são variadas, que vão desde a secreção natural da mulher até doenças infecciosas ou mais graves, de qualquer forma a mulher deve sempre acompanhar os sinais de seu corpo e manter uma rotina de visitas ao ginecologista para acompanhamento preventivo.

Mesmo sendo uma situação incômoda, o corrimento nem sempre é preocupante, sendo possível, em alguns casos, adotar medidas naturais para evitá-lo, como manter uma alimentação saudável, uma rotina de higiene e utilizar banhos de assento caseiros. Por fim, o ideal é ter cuidados durante e após a relação sexual para evitar a contaminação por uma DST, que também são causadoras dos indesejáveis corrimentos com cheiro de ovo.

Saiba mais no vídeo a seguir: