Categorias
Saúde da Mulher

Menopausa Precoce – Causas, tratamento e dúvidas!

Cerca de 1% da população feminina na idade adulta sofrem de Menopausa Precoce, as consequências dessa doença são várias. Veja aqui um pouco mais sobre elas!





A menopausa precoce acomete mulheres antes dos 40 anos, são vários os fatores que podem desencadear o desenvolvimento da condição em uma mulher. Apesar de afetarem de forma pequena dentre os fatores que podem acelerar a menopausa estão:

  • O hábito de fumar, ligação das trompas, histerectomia, que é a retirada do útero e ovários, tratamentos como radioterapia, quimioterapia, laqueadura tubária e o uso constante de medicamentos para determinadas doenças como as auto-imunes, como lúpus, inflamações na tireoide, infecções virais, como a caxumba, e a diabetes.

Dentre as causas da menopausa precoce a de maior importância é o fator genético, isso quer dizer que, a idade em que a mãe ou irmã da paciente entraram na menopausa vai influenciar muito na idade em que os sinais da menopausa aparecerão, assim como anomalias no cromossoma como: a síndrome do cromossomo X frágil.




Apesar de ser uma condição difícil de lida os sintomas de menopausa precoce tem tratamento, entenda mais sobre esse tema no decorrer do texto. Confira!

Qual idade é considerada a Menopausa Precoce?

menopausa precoce sintomas
Menopausa Precoce – Causas, tratamento e dúvidas!

A menopausa precoce aos 35 anos ou a partir dessa idade é a mais comum, casos antes dos 30 anos são raros, mas, podem acontecer, principalmente, quando o fator genético contribui ou nos casos de doenças como o câncer de ovário.

A menopausa também pode chegar antes dos 45, depois dos 40 e acomete 5% das mulheres adultas nesses casos é considerada uma menopausa que chegou cedo. Isso porque a idade esperada para que a menopausa comece é entre 45 e 55 anos, durante esse período ocorre uma das principais características da menopausa que é a ultima menstruação.




Afinal, a menopausa significa o fim do período reprodutivo da mulher, a menopausa precoce pode trazer muitas consequências na vida de uma mulher, principalmente naquela com desejo de ter filhos.

Por isso, é ideal prestar atenção aos sintomas da doença e sempre realizar um acompanhamento com o médico, pois a menopausa é uma condição permanente, mas, precedida por algo chamado de climatério e, apesar de raro, é possível a gravidez nesse período.

Quais são os sintomas da Menopausa Precoce?

É muito comum confundir os sintomas com do climatério com os sinais de menopausa precoce, isso porque a principal característica da menopausa é a interrupção da menstruação por 12 meses consecutivos.

A mulher já nasce com a quantidade de óvulos que irá produzir ao longo da vida, a menopausa é marcada pelo fim da reserva de óvulos contidos no organismo, uma vez finalizado não é possível produzir novos, sem a presença dos óvulos no corpo a quantidade de hormônios femininos, como estrogênio e progesterona, caem drasticamente.

Após essa evidência deve ser feito exames para se confirmar a menopausa, contudo, antes da menopausa efetivamente, o corpo começa a dar sinais que ela está chegando, esse anúncio é chamado de climatério, que é uma condição que antecede a menopausa.



Durante o climatério os hormônios sofrem grandes alterações e começam os sinais que existe a menopausa precoce, quando eles aparecem antes dos 40 anos.

Dentre os sintomas, o mais famoso são os chamados fogachos, que são ondas de calor, esse sintoma atinge cerca de 80% das mulheres, elas aparecem de repente e duram cerca de 5 a 30 minutos, e geralmente, vêm acompanhadas de suor, desconforto, sensação de calor no rosto, pescoço e parte superior do tronco, às vezes com rubor facial, palpitações cardíacas, vertigens e fadiga muscular.

Outros sintomas incluem:

  • Irregularidades menstruais, alterações no fluxo, às vezes mais escassas ou com hemorragias, menstruações com mais ou menos frequência;
  • Problema para urinar como dores, dificuldade para esvaziar a bexiga e pressa para urinar, incontinência urinária, infecções tanto ginecológicas como urinárias;
  • Dor na penetração, ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  • Irritabilidade, choro descontrolado, melancolia depressão, ansiedade;
  • Perda de memória, insônia e cansaço,
  • Dores de cabeça;
  • Alterações na pele e cabelos, que perdem a robustez ficando mais finos e quebradiços;
  • Aumento de peso, perda de força muscular e perda de massa óssea com risco do desenvolvimento da osteoporose.

Por ser uma condição silenciosa nem sempre nos atentamos aos sinais que a menopausa precoce vai apresentar, por isso, uma mulher jovem, que possua alguns desses sintomas, principalmente, irregularidade menstrual, fogachos, perda de memória, insônia, sudorese noturna, irritabilidade e fadiga excessiva deve procurar um médico para uma avaliação.

Qual o tratamento para a Menopausa Precoce?

O médico vai passar a orientação de como tratar a menopausa precoce, geralmente, o tratamento mais utilizado é o de reposição hormonal, que incluem contraceptivos orais ou terapia hormonal, através do uso do hormônio estrogênio.

Esse tratamento ajuda a aliviar os sintomas e auxilia na proteção da osteoporose, contudo, existem contraindicações como o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer de mama, trombose, câncer do endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal.

Por isso, para a menopausa ou menopausa precoce o tratamento natural pode ser indicado e inclui hábitos como praticar exercícios, se alimentar bem, não fumar, evitar o consumo de álcool, cuidar da higiene bucal.

Outros tratamentos alternativos também são indicados como a técnica da acupuntura, plantas e ervas medicinais como o chá de amora ou utilizá-la na aromaterapia. Alguns estudos indicaram que a Isoflavona de Soja possui características parecidas com as do estrogênio e pode ajudar com os fogachos. Também existem tratamentos para as mulheres que desejam engravidar, vamos abordar mais para frente, acompanhe.

Quais as principais causas da Menopausa Precoce?

Dentre as causas da menopausa precoce as mais evidentes são as alterações genéticas. Porém, outras causas também podem ser identificadas como a tireoidite, o vitiligo e a miastenia grave que são doenças autoimunes. Distúrbios metabólicos, infecções virais, quimioterapia e radioterapia, também são motivos bem comuns do porque acontece a menopausa precoce. Além de estudos comprovarem que o hábito de fumar adianta de 12 a 18 meses a menopausa.

menopausa

Pode engravidar na Menopausa Precoce?

Depende, durante o período do climatério, embora raro é possível engravidar, pois, mesmo que seja irregular ainda existe ciclo menstrual, e por conta disso, ovulação. Em torno de 5 a 10% das mulheres com menopausa precoce engravida, sem tratamentos para fertilidade, contudo, existem algumas opções de tratamento para aquelas que não estão conseguindo.

Um dos métodos é a fertilização in vitro, através de uma doadora de óvulo, esse método aumenta em 50% as chances de engravidar. Outra opção mais complexa é a criopreservação do tecido ovariano, de qualquer forma um médico especialista é capaz de indicar a melhor forma para o tratamento.

A Menopausa engorda? Por que?

Um dos efeitos da menopausa precoce é o aumento de peso, ele é explicado pelas alterações que ocorrem com a distribuição de gordura pelo corpo. A menopausa precoce engorda também pelo fim da produção de hormônio, principalmente o estrogênio, para suprir a falta, geralmente, é necessária a reposição hormonal que é realizada através da ingestão de suplementos, porém, alguns deles têm como contraindicação o aumento de peso.

Por isso, ao fazer uso de qualquer medicamento, principalmente de reposição de hormônios, um médico deve ser consultado, pois, além do aumento de peso, outras contraindicações também são identificadas durante a reposição hormonal.

Saiba mais sobre a menopausa precoce no vídeo a seguir: