Categorias
Saúde da Mulher

Causas da Cistite – Como ela afeta a vida da mulher!

A Cistite causa dores ao urinar e pode evoluir para uma infecção urinária, conheça aqui os sintomas da cistite e como se livrar desse mal. Quer saber quais as principais Causas da Cistite? Leia este artigo e fique bem informado.





Existem várias causas da cistite, essa doença acontece quando ocorre uma inflamação na bexiga, que, às vezes, é ocasionada quando bactérias de outra região, geralmente, a da região perineal migram para bexiga.

A bactéria mais encontrada nas causas da cistite bacteriana é a Escherichia coli (E. Coli), chegando a ser responsável por cerca de 80% das infecções urinárias. Apesar das bactérias serem as grandes vilãs da bexiga, a cistite também pode se desenvolver por outros motivos como:

  • Cistite que ocorre por causa de espécies fungos como a cândida, alguns remédios podem causar cistite, principalmente os remédios para quimioterapia.

Os pacientes que usam cateter por muito tempo, principalmente os acamados correm mais risco de desenvolver a doença. Entretanto, existem algumas ações que podemos adotar no dia a dia que contribuem para que essa doença fique bem longe, confira algumas dicas a seguir!

Quais as principais Causas da Cistite?

causas cistite
Causas da Cistite – Como ela afeta a vida da mulher!

As causas e sintomas da cistite são perceptíveis logo no principio, sabe aquela dorzinha ao urinar e aquela sensação de fisgada na bexiga, esses são os primeiros sintomas da doença e, geralmente aparecem por:


    • Segurar a urina, ao ficar prendendo a urina por muito tempo ela fica mais concentrada, deixando o ambiente mais propício a proliferação de bactérias.
    • Beber pouca água, ou líquidos em geral, o hábito de não ingerir líquido faz com que o individuo urine menos, a urina lava o canal da uretra e elimina as bactérias.
    • Higiene inadequada, como por exemplo, a limpeza de traz para frente, a falta de higiene adequada permite o aumento de bactérias na região perineal, essa condição é bem comum em crianças e idosos.
    • Doenças como diabetes e imunodepressoras aumentam o risco de infecções.
    • Mulheres com um espaço reduzido entre a uretra e o ânus têm mais chances de desenvolver a doença.
    • Ter uma condição chamada de fístula vesicovaginal, onde há uma conexão anormal entre a bexiga e a vagina, aumentam as chances.
    • O uso de sabonetes ou perfumes íntimos também contribui para o desenvolvimento da cistite e seus sintomas, pois desequilibram o pH da região.
    • Relações sexuais, o ato sexual pode favorecer a proliferação das bactérias, pois o atrito do pênis com a uretra provoca irritação e pequenas lesões, o que favorece a cistite inflamatória, uma das causas da cistite de lua de mel, onde a inflamação ocorre por conta do ato repetitivo.

    Como evitar as Causas da Cistite?





    Essa doença provoca sintomas muito incômodos como dor e ardência para urinar, além da necessidade urgente e frequente de urinar, mas, muitas vezes a urina não sai ou é muito escassa, em alguns casos pode haver febre, principalmente em crianças e desconforto em geral como dores nas costas, bexiga e baixo ventre.

    Contudo, a boa noticia sobre a cistite e suas causas e efeitos é que com alguns hábitos podemos prevenir essa doença tão incômoda, como por exemplo:

    • Beber muito líquido, a hidratação contribui para a eliminação das bactérias na urina.
    • Não ficar longos períodos sem urinar e não ficar segurando a urina por muito tempo.
    • Evitar absorventes internos e trocar os externos com frequência.
    • Garanta uma boa higiene intima, principalmente após evacuar, prefira utilizar água e sabão, porém se usar o papel higiênico limpe de frente para trás.
    • Não use duchas vaginais, o hábito pode levar as bactérias em direção à bexiga o que é uma das causas da cistite bacteriana.
    • Evite roupas muito justas e prefira roupas intimas de algodão, que não retêm calor e umidade, pois esse é o ambiente preferido das bactérias.
    • Evite o consumo de álcool, temperos fortes e cafeína e abandone o hábito de fumar.
    • Durante o ato sexual use preservativos e lubrificantes e crie o hábito de urinar após as relações, essa ação ajuda a limpar o trato urinário e eliminar as bactérias, mantenha as genitálias bem limpas também.

    Quanto tempo dura uma crise de Cistite?




    Em alguns casos a cistite pode se curar sozinha mediante a ingestão de bastante água, mais de 2 litros por dia, e remédios para aliviar a dor, desde que orientados pelo médico. Mas, também, podem evoluir rapidamente para uma infecção urinária, quando as bactérias afetam todo sistema urinário, inclusive os rins, geralmente as causas são cistite de repetição, quando o paciente tem, com frequência, a doença.

    Nesses casos, a doença é mais grave, inclusive seus sintomas mais fortes, sendo necessário o uso de antibióticos para o tratamento, Por isso, caso os sintomas da cistite não diminua com dois dias de hidratação e se, pelo contrário, os sintomas piorarem com aumento da dor, sangue na urina e febre, procure o médico imediatamente.

    Além de se prevenir das causas, o tratamento para cistite deve ser seguido à risca e os remédios devem ser tomados por todo o período da prescrição médica, mesmo que os sintomas já tenham passado, pois se o tratamento não for feito corretamente a infecção pode piorar.

    O que a cistite pode causar no meu dia a dia?

    É muito bom adotar alguns hábitos para evitar as causas da cistite feminina, pois essa doença é muito incômoda e prejudica os afazeres da mulher, principalmente as atividades sexuais.

    A cistite aguda é a forma mais simples da doença e se apresenta com sintomas mais fracos, nesse estágio ela é facilmente tratada, contudo, se for negligenciada pode evoluir, sendo uma das causas de cistite recorrente ou crônica.

    cistite

    O que fazer para aliviar a dor da Cistite?

    A melhor maneira para tratar a cistite é através da hidratação, que aumenta a frequência da micção e com isso as bactérias são eliminadas. Mesmo que a dor assombre na hora de ir ao banheiro, o ideal é tentar urinar sempre que possível, para limpar o canal, já para o alívio da dor é indicado tomar remédios anti-inflamatórios e analgésicos, o médico poderá indicar os mais recomendado diante dos sintomas. Tratamentos alternativos também podem ajudar a reduzir os sintomas como banhos de assento com vinagre e ingerir chá para cistite.

    Que tipo de chá é bom para Cistite?

    Dentre os tratamentos alternativos para a cistite, o chá é uma alternativa muito atrativa, principalmente o chá de cabelo de milho, esse chá é amplamente conhecido por causa das propriedades diuréticas e anti-inflamatórias dessa planta.

    Apesar de bom para o alivio da cistite causas e sintomas, o tratamento com chá é alternativo e não substitui o atendimento médico e os remédios indicados pelo profissional, contudo, as propriedades do chá proporcionam o relaxamento da bexiga e dos túbulos renais e por possuir ação anti-inflamatória auxilia no alivio dos sintomas.

    A melhor forma de preparar o chá é ferver 1 colher de sopa do extrato seco do chá em 250 ml de água, deixe descansar por 10 minutos, após esfriar coe e consuma até 3 vezes por dia.

    Apesar de o chá ser ótimo para cistite e ser um remédio natural, algumas pessoas devem evitar como aquelas com inflamação na próstata, as gravidas, lactantes e pessoas que tomam remédios para a pressão alta, anticoagulantes, diuréticos e para a diabetes.

    Saiba mais no vídeo a seguir: