Categorias
Saúde da Mulher

Sintomas da Endometriose – Livre-se deles!

A dor é um dos principais sintomas da endometriose, sendo esta a principal causa de infertilidade da mulher. Confira aqui todas as informações sobre essa doença.





Os sintomas da endometriose afetam cerca de 7 milhões das mulheres brasileiras e, geralmente, é uma doença muito dolorosa.

Mas, antes de abordarmos os sintomas de endometriose, precisamos conhecer um tecido chamado endométrio, esse tecido reveste a parede do útero e todos os meses, durante o período fértil da mulher, ele fica mais encorpado, pois se prepara para receber um óvulo fecundado e assim progredir com a gravidez.

Entretanto, quando a gravidez não se concretiza, o endométrio descama sendo eliminado na menstruação, a endometriose é diagnosticada quando fragmentos desse tecido são encontrados fora da cavidade uterina.

Ainda não se tem um conceito definido sobre o porquê do endométrio se espalhar para fora do útero, contudo, uma das teorias para explicar essa alteração no organismo é que um pouco do sangue da menstruação sobe no sentido contrario ao da vagina, através das trompas de falópio e ovários, e se espalha pelo abdômen.




Continue acompanhando esse artigo para saber mais sobre os sintomas da endometriose, confira!

Quais os sintomas da endometriose?

sintomas endometriose
Sintomas da Endometriose – Livre-se deles!

Os sintomas da endometriose envolvem dor e infertilidade, algumas mulheres apresentaram ou um ou outro, ou ambos e algumas mulheres são assintomáticas. De qualquer forma ela está sendo considerada a doença da mulher moderna, pois tem acometido muitas mulheres em idade reprodutiva e ainda não se sabe ao certo o porquê dessa doença estar acometendo tantas mulheres.




As mulheres que foram “contempladas” com o sintoma da dor dessa doença sofrem e sofre muito, a dor chega a incapacitar algumas mulheres de desenvolverem suas atividades habituais.

Isso acontece porque os focos de endométrio, que estão espalhados pelo abdômen, inflamam e sangram, dependendo do local onde o foco está alojado a dor é extremamente forte. Porém, existem outros sinais e sintomas da endometriose que auxiliam a identificar e chegar ao diagnostico da doença, são eles:

  • Dores intensas e cólicas menstruais durante ou até mesmo antes do ciclo menstrual;
  • Dor na relação sexual;
  • Dor difusa ou crônica na região pélvica;
  • Fadiga, cansaço e exaustão;
  • Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação, às vezes com sangramentos e diarreia;
  • Fluxo menstrual irregular com sangramento intenso;
  • Infertilidade ou dificuldade para engravidar.

Essa doença ainda é um mistério tanto no aspecto das causas quanto nos sintomas, isso porque, algumas mulheres podem desenvolver todos os sintomas acima e algumas apenas alguns. Por isso, a endometriose foi classificada em três níveis: leve, moderada e profunda.

Como aliviar os sintomas da endometriose?

A endometriose é uma doença crônica e infelizmente não tem cura, mas, isso não quer dizer que você é obrigada a conviver com os sintomas desagradáveis dessa doença, pelo contrário, existem tratamentos medicamentosos e alternativos que podem aliviar a endometriose seus sintomas e consequências.



Os tratamentos vão variar de acordo com o grau de gravidade da doença, idade e o estado geral da paciente, como por exemplo, o desejo de ter filhos, pois as abordagens desde medicamentos a procedimentos invasivos como a remoção do útero e ovários.

Para aliviar os sinais e sintomas endometriose a mulher pode fazer usos de medicamentos como, analgésicos e anti-inflamatórios, que reduzem a dor, porém, são paliativos e não resolvem a doença. Existe a opção do uso de anticoncepcionais orais, injetáveis ou até mesmo o DIU hormonal, que suspendem a menstruação e eliminam os sintomas, contudo, não resolvem o problema da infertilidade e se a mulher quiser engravidar no futuro pode enfrentar dificuldades.

Essa abordagem deve ser realizada sob a orientação médica, pois, geralmente, possui efeitos colaterais. Por fim, existem abordagens mais invasivas, porém que geralmente restauram a fertilidade da mulher como a cirurgia, que consiste na retirada dos focos que estão alojados nos órgãos afetados, contudo, a doença pode reincidir por isso esse procedimento não é uma cura para a essa doença.

Para aquelas mulheres que já têm filhos e não querem amis engravidar, uma opção que pode ser considerada é a histerectomia, um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do útero e às vezes dos dois ovários, esse procedimento acaba com o risco de uma reincidência da doença.

Praticar exercícios físicos é um hábito que contribui para evitar a endometriose e seus sintomas, antes e depois da doença, os exercícios físicos contribuem para o bem estar da mulher, estudos indicam que as mulheres que possuíam o hábito de praticar exercícios reduziram os riscos da doença e aquelas que a desenvolveram tinham os sintomas amenizados.

Outras práticas como banhos quentes e bolsas de água quente ajudam a reduzir a dor e os sintomas da endometriose, pois, relaxam os músculos da pelve.

Como saber se estou com endometriose?

O diagnóstico dessa doença pode ser demorado, mas se você tem alguns dos sinais e sintomas endometriose citados acima, ou se você identifica algumas alterações no seu organismo como:

  • você passou a sentir cólicas intensas que antes não tinha, começou a sentir dor na relação sexual, observou alterações intestinais no período menstrual, por exemplo, você é ressecada, porém, no período menstrual sofre com diarreia ou defeca com mais frequência, incômodo para urinar durante o período menstrual, ou até mesmo dificuldade para engravidar, diante de qualquer alteração você deve procurar um médico para uma avaliação.

Para concluir o diagnóstico o médico, além da análise clínica, irá solicitar alguns exames para confirmar a suspeita da endometriose.

Qual o exame que detecta endometriose?

Não existe um exame que identifique a doença, o diagnóstico é realizado pela identificação dos sintomas da endometriose, análise clínica mediante a um exame físico ginecológico e por fim uma bateria de exames laboratoriais que incluem ressonância magnética, ultrassom endovaginal, exames de sangue, principalmente o CA-125, que apresenta alterações quando há sintomas endometriose profunda.

Caso o ginecologista opte por um tratamento cirúrgico tanto o diagnóstico quanto o tratamento são realizados de uma vez só, através de um procedimento chamado Laparoscopia ou videolaparoscopia, esse procedimento é uma cirurgia exploratória  que serva para visualizar as lesões, retirá-las e encaminhas os resíduos para uma biopsia, que irá confirmar se o tecido é endométrio.      

Endometriose

Por que a endometriose engorda?

A doença em si não engorda, apesar de algumas mulheres relatarem o aumento de peso, contudo, essa condição está mais relacionada a alterações hormonais ou até mesmo a alguns tratamentos adotados para aliviar os sintomas da endometriose.

Esses tratamentos, geralmente, os hormonais como o uso de anticoncepcionais e DIU, possuem efeitos colaterais, que incluem o ganho de peso, por isso, o tratamento deve ser discutido com o médico para ser feito da melhor maneira para a mulher.

Quando a endometriose é considerada grave?

Os sintomas da endometriose profunda são os que mais afetam a mulher que possui a doença, geralmente, mulheres que possuem a endometriose nesse grau possuem os sintomas graves da doença como dores incapacitantes ou infertilidade.

Ela é caracterizada pelos focos aderidos com mais de cinco milímetros (0,5 cm), geralmente são espalhados e profundos e é possível encontra-los em vários órgãos como na parte do útero-sacro, na bexiga, nos ureteres, no septo reto-vaginal, intestino entre outros.

Em alguns casos, o tratamento indicado pelo médico será cirúrgico, tudo vai depender da região, do tamanho dos focos e dos sintomas da paciente.

Saiba mais no vídeo a seguir: